Hamster Pode Comer Maçã? (Casca, Sementes, Benefícios)

A maçã é uma fruta popular e saudável, muitas vezes usado para cozinhados ou comido na altura do lanche. Esta fruta suculenta também nos oferece benefícios a nossa saúde. Assim sendo, será que o hamster pode comer maçã?

Sim, o hamster pode comer maçã! As maçãs são saudáveis e seguras para o hamster e ele costuma gostar muito da maçã.  No entretanto, existe algumas regras básicas para seguir pois como já sabemos o hamster pode comer maçã, mas temos que seguir algumas regras para reduzir efeitos secundários possíveis.

Neste artigo vamos explorar todos os benefícios e possíveis riscos associados ao alimentar maçã ao hamster, para que então possamos fazer as escolhas mais corretas quando se trata do nosso hamster de estimação.

A maçã é benéfica para eles?

hamster Pode Comer Maçã

A maçã está cheia de vitamina C, alta em fibra, baixa em calorias e não contém colesterol nenhum, o que torna uma escolha saudável para a dieta do seu hamster.

A vitamina C é importante para o funcionamento do sistema imunitário, ajuda o seu hamster a combater doenças. A vitamina C também ajudar a ter uma pele saudável, e ajuda a curar feridas. Em um estudo que envolvia hamsters, a vitamina C ajudou a proteger e a atrasar o cancro na bochechas.

A maçã é uma fonte bem conhecida de antioxidantes. Os antioxidantes limitam os efeitos das partículas nocivas chamadas radicais livres no corpo. Embora não tenham sido feitos muitos estudos em hamsters, acredita-se que os antioxidantes encontrados na maçã ajudem a reduzir o risco de certos tipos de cancro, diabetes e doenças cardíacas em humanos.

A fibra dietética é muito importante para o sistema digestivo, ajudar a manter uma bactéria intestinal normal a funcionar bem.

Agora que discutimos os possíveis benefícios que o hamster pode ter em comer a maça, vamos dar uma olha nos riscos de o hamster comer esta fruta.

Se o hamster pode comer maçã, existe riscos?

Quando se introduz um novo alimento na dieta do hamster existe sempre um risco de perturbar o sistema digestivo do hamster, em que pode causar diarreia. Isto pode ser prevenido se introduzirmos novos alimentos muito lentamente e em pedaços muito pequenos.

Se notar que o seu hamster estar a ter uma reação má ao alimento novo, é melhor não continuar a alimentar esse alimento como parte da dieta do hamster.

É um facto bem conhecido que o hamster gosta de acumular a sua comida, mais frequentemente nos cantos da gaiola. Mas entretanto a fruta costuma ganhar molda e se estragar rapidamente depois de alguns dias, que pode por o seu hamster doente se depois eles comerem essa fruta já estragada por isso é melhor oferecer apenas pedaços pequenos de maçã, e remover os pedaços não comidos depois de 24 horas.

Hamster pode comer sementes e casca de maçã?

A casca da maçã tem muita nutrição, contém fibra deítica e vitaminas.  Portanto, não é necessário remover a casca, pois o hamster pode comer a casca da maçã seguramente. Mas nunca magoa dar uma boa lavagem a maça para remover possíveis pesticidas antes de dar ao hamster para comer.

Mas e quanto as sementes, hamster pode comer sementes de maçã? Não, o hamster não pode comer as sementes da maçã pois as sementes contém cianeto que é muito tóxico para o hamster. Nos humanos teríamos que comer muitas sementes para desenvolver sintomas de intoxicação por cianeto, mas o hamster como é tão pequeno ele pode ficar muito mal por só comer uma semente de maçã.

Portanto, tenha sempre o cuidado de remover as sementes da maçã quando se vai dar a maçã para o hamster.

Qual a quantidade de maçã que o hamster pode comer?

Uma pequena fatia de maçã do tamanho da palma da mão uma ou duas vezes por semana é suficiente. Esta quantidade adicionar variedade de comida para a dieta do seu hamster, e oferece benéficos a saúde do hamster.  No entanto, oferecer uma quantiada excessiva de maça ao hamster pode fazer mais mal do que bem.

Conclusão

Concluído com a pergunta inicial, hamster pode comer maçã? Definitivamente o hamster pode comer maçã, frutas frescas como as maçãs, são seguras e saudáveis para a dieta do hamster. No entanto a maçã deve ser dada em moderação pois a alimentação em excesso pode perturbar o sistema digestivo e causar diarreia. Uma pequena fatia de maçã, uma ou duas vezes por semana é seguro.

Finalmente é importante salientar que as sementes da maçã não devem ser alimentadas ao hamster, por isso tenha sempre cuidado em remover as sementes antes de dar para ele.

Espero que tenha respondido a questão “hamster pode comer maçã” e que este artigo o tenha ajudado e que agora possa tomar uma decisão acertada sobre alimentar maçã ao hamster.

Deixar um Comentário